Recensão à obra Filodemo, de Luís de Camões, edição de José Camões (Lisboa, Cotovia, 2004).
(2011). Petrarquismo em Camões. In Vítor Aguiar e Silva (Ed.), Dicionário de Luís de Camões (679-688). Lisboa: Caminho. IBSN 978 972 21 2146 0; Verbete
UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020; A primeira biblioteca pública de Santarém foi construída pela Câmara Municipal e inaugurada no âmbito da comemoração do centenário de Camões, em 1880. O espólio da Biblioteca Camões, basicamente de ideário republicano, foi obtido através de doações. Este artigo pretende historiar a única biblioteca da cidade até 1926. The first public library in Santarém was built by the City Co...
(2011). Camões no Neoclassicismo. In Vítor Aguiar e Silva (Ed.), Dicionário de Luís de Camões (158-167). Lisboa: Caminho. IBSN 978 972 21 2146 0; Verbete
(2011). Petrarquismo em Camões. In Vítor Aguiar e Silva (Ed.), Dicionário de Luís de Camões (679-688). Lisboa: Caminho. IBSN 978 972 21 2146 0; Verbete
Camões e Outros Contemporâneos manifesta a abordagem literária de Helder Macedo sob a premissa «contemporâneos são todos aqueles com quem vivemos». Com Luís de Camões em permanente recorrência, este livro propõe uma leitura simultaneamente rigorosa e inovadora de alguns dos nomes maiores da nossa literatura, das Cantigas de Amigo a Mário Cesariny de Vasconcelos, de Bernardim Ribeiro a Herberto Helder, de Franci...
Camões humorista? Porque não? Se assim é, vejamo-lo nuns quantos excertos da epopeia, das líricas, das cartas e dos autos. Não é que o Poeta tenha igual nível em todos os géneros literários. Não lhe faltava o “génio” vicentino, se Luís de Camões tivesse prolongado a dramaturgia. Analisemos então os estratos que seleccionámos, em apoio de uma tese, “O humorismo em Camões”, nunca tratado por ninguém.
(2012. Coord.). Comentário a Camões. Vol. 1. Sonetos. Lisboa: CIEC, Cotovia. Introdução, 9-12 [pp. 252]. ISBN 978 972 795 330 1; Comentário a cinco sonetos de Camões
Considerações de José Camões sobre a acção da Inquisição em Portugal: o caso do mestre-escola Manuel Antunes.
Although it remains in Secondary School Programs since a lot of decades, Camões is still not well taught. From all the problems that could be brought up, I distinguish two: the distinguish two: the splitting between the university´s investigation and the teaching and the lack of clearly defined aims, both in lyric and in epic. Because of that, it is justified to consider some changes, envolving the formation of...