Project/scholarship details


  • Funder

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

  • Funder's country

    Portugal

  • Funding program

    5876-PPCDTI

  • Funding amount

    163,000.00 €

  • Start date

    2010-05-01

  • End date

    2013-10-31

Documents


As WebQuests e a aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo cent...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís; Gomes, Ana

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) invadiram o dia-a-dia dos cidadãos do século XXI e tornaram-se um recurso educativo acessível aos alunos na maior parte das escolas. Aprender a usar as TIC para procurar informação e resolver problemas é essencial para qualquer cidadão que pretenda manter-se atualizado e continuar a aprender autonomamente ao longo da vida. As WebQuests são atividades de resolução...


Aprendizagem baseada na resolução de problemas : efeitos de uma ação de formaçã...

Morgado, Sofia; Leite, Laurinda

O ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma abordagem didática que exige uma mudança radical no papel do professor, designadamente de Ciências. A sua implementação requer formação formal, ao nível da formação inicial e/ou contínua de professores. Neste trabalho apresenta-se efeitos de uma ação de formação de professores de Ciências e de Geografia com vista à implementaç...


Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa; Vasconcelos, Clara; Pedrosa, Maria Arminda; Afonso, Ana Sofia

Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...


O ensino de transformação de matéria e de energia através da Aprendizagem Basea...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís; Morgado, Sofia; Fernandes, Célia; Silva, Eleutério


Aprendizagem baseada na resolução de problemas e materiais didáticos

Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa

É consensual entre os especialistas na Educação em Ciências que os cidadãos cientificamente literatos precisam ser capazes de resolver problemas e fazer questões sobre as várias dimensões do seu próprio ambiente a fim de resolver problemas relacionados com a sua saúde e ambiente, entre outros. Dado o importante papel desempenhado pelos Manuais Escolares na Educação em Ciências, e pela importância emergente do u...


Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em contextos online

Dourado, Luís; Carvalho, Carla Joana; Leibovitz, Luísa Jesus

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) implica uma organização do trabalho que apela ao trabalho colaborativo dos alunos durante o qual estes procuram encontrar respostas para os problemas que têm de resolver. Partilham e discutem ideias e desenvolvem assim, capacidades de argumentação e de contra-argumentação. Estas atividades decorrem tanto no âmbito de pequenos grupos como no âmbito do grupo...


A resolução de problemas socio-científicos : que competências evidenciam os alu...

Silva, Marisa; Leite, Laurinda; Pereira, Alexandra

Numa sociedade democrática e científica e tecnologicamente avançada, os cidadãos são confrontados com problemas cuja resolução requer a tomada de decisões sobre assuntos socio-científicos. A Escola deve dotar os alunos de competências necessárias para a Resolução de Problemas (RP) que a constante evolução científica e tecnológica lhes coloca, de modo a que consigam adaptar-se constantemente aos novos contextos ...


Opiniões de alunos acerca da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: um...

Dourado, Luís; Leite, Laurinda; Morgado, Sofia; Pinto, Esmeralda; Silva, Margarida

Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2"; O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (EOABRP) requer que o aluno assuma a responsabilidade pela construção dos seus conhecimentos a partir da resolução dos problemas. As mudanças substanciais no papel desempenhado pelo aluno, mu...


A educação em ciências para a cidadania através da Aprendizagem Baseada na Reso...

Leite, Laurinda

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) teve início na passada década de 60, em escolas de ciências da saúde, e foi-se a outras áreas, incluindo a educação em ciências. O objetivo do recurso a Ensino Orientado para a ABRP (EOABRP) é melhorar a formação científica dos cidadãos e contribuir para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável, os quais requerem cidadãos informados, capazes de i...


"Sustainability on earth" WebQuest: do they qualify as problem-based learning a...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís; Morgado, Sofia Fernandes

Information and communication technologies (ICT), namely the Internet, can play a valuable educational role in several school subjects, including science education. The same applies to problem-based learning (PBL), that is, a student-centered active learning methodology that can prepare students for lifelong learning. WebQuests (WQs) combine PBL and Internet use, and they can reduce the probability of having st...

Report

Create a report with all publications from the project or scholarship in the current date for FCT scientific report.


Embed

Dynamically incorporate publications in your site (HTML)

								
<script type="text/javascript">
	<!--
	document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');

	document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2F5876-PPCDTI%2F108197&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
	-->
</script>