Project/scholarship details


  • Funder

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

  • Funder's country

    Portugal

  • Funding program

    5876-PPCDTI

  • Funding amount

    87,000.00 €

  • Start date

    2012-03-01

  • End date

    2015-07-31

Documents


O impacto da avaliação externa de escolas na educação pré-escolar pública e seu...

Rodrigues, Eduarda Cristina Capela da Silva

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular); Esta dissertação de mestrado em Desenvolvimento Curricular situa-se no âmbito da avaliação externa de escolas e integra-se no projeto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) PTDC/CPE-CED/116674/2010 sobre o impacto e efeitos da avaliação externa de escolas do ensino não superior. A avaliação externa d...


External school evaluation in Portugal: a glance at the impacts on curricular a...

Leite, Carlinda; Morgado, José Carlos; Seabra, Filipa

Answering demands for an increase of accountability in terms of public education, and intending to lead to an improvement of the quality of education (Conselho Nacional de Educação, 2010), external school evaluation has been taking place in the continental territory of Portugal since 2006. All the schools having been evaluated once, in what is known as the 1st cycle of external evaluation, and a 2nd cycle of ex...


Avaliação externa de escolas: estudo comparativo entre Portugal e Cabo Verde

Delgado, Gracinda Neves

Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular); A avaliação externa de escolas assumiu, nos últimos anos, uma grande centralidade nas políticas educativas e apercebemos que cada vez mais, se tornou uma exigência nos estabelecimentos de ensino. É nesta perspetiva que levamos a cabo uma investigação cuja preocupação central assenta na avaliação externa de es...


A avaliação externa de escolas no ensino especializado da música : um estudo de...

Marques, Helena Maria da Costa Queirós

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular); O currículo no ensino especializado de música em Portugal, depara-se com uma referencialidade bastante ambígua. De um lado existe uma racionalidade situada entre os mundos da educação e os mundos das artes e da cultura, nos quais a afirmação das suas particularidades se enquadra numa perspetiva situada entre ...


The curriculum practical construction : a local perspective from the research o...

Sousa, Joana; Pacheco, José Augusto

In a time of globalization the discourses of standards and accountability (Taubman, 2009) are strongly predominant in the practical construction of curriculum of basic and secondary schools. The transnational curriculum theories and practices (Autio, 2014) and the character of a transcendent market logic (Smith. 2014) are constituting a pragmatic kind of globalization (Ball, 2012) centered on forms of homogeniz...


Impacto e efeitos da avaliação externa no agir e no sentir dos professores de m...

Marques, Micaela

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa); Numa época em que a escola se encontra sob a presença permanente da avaliação, em que a qualidade, a eficiência e a eficácia do ensino e da aprendizagem são exigências, não só dos pais e encarregados de educação, mas também da sociedade em geral, que ultrapassa as fronteiras nacionais, at...


Globalização, aprendizagem e trabalho docente: análise das culturas de performa...

Pacheco, José Augusto; Pestana, Tânia

Nos modelos de regulação transnacional e supranacional, as políticas de partilha de conhecimento definem não só processos de regulação cognitiva, em que a mudança se impõe pela via conceitual, mas também práticas de avaliação centradas nos testes, no quadro de uma avaliação externa das instituições, dos professores e dos alunos. Aceitando-se como válida a asserção de que as escolas, em geral, e a educação básic...


Avaliação externa de escolas: perspetivas dos diretores da região norte de Port...

Seabra, Filipa; Pacheco, José Augusto

Este trabalho insere-se no âmbito do Projeto de investigação «Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino Não-Superior» (FCT PTDC/CPE-CED/116674/2010), desenvolvidopor 6 universidades nacionais. Em concreto, situa a sua análise sobre os resultados de um inquérito por questionário enviado a todos os diretores de unidades educativas do continente português. Analisamos, neste texto, os resultados ...


External school evaluation: teachers’ perspectives: two case studies from North...

Seabra, Filipa; Morgado, José Carlos

This paper is part of an ongoing research project, developed by 6 universities and supported by the Portuguese Foundation for Science and Technology (PTDC/CPE-CED/116674/2010); info:eu-repo/semantics/publishedVersion


Avaliação externa de escolas e avaliação externa de aprendizagens no contexto i...

Moro, Kátia Gisele Costa

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa); Num cenário em que a educação tem sido analisada à lupa e a sociedade espera ansiosamente por resultados que possam vir a justificar a situação educacional dos países, a escola tem tentado ultrapassar limites, que outrora eram impensáveis. Neste contexto, muitos países realizam constantem...

Report

Create a report with all publications from the project or scholarship in the current date for FCT scientific report.


Embed

Dynamically incorporate publications in your site (HTML)

								
<script type="text/javascript">
	<!--
	document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');

	document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2F5876-PPCDTI%2F116674&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
	-->
</script>