Project/scholarship details


  • Funder

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

  • Funder's country

    Portugal

  • Funding program

    5876-PPCDTI

  • Funding amount

    56,317.00 €

  • Start date

    2013-06-01

  • End date

    2015-08-31

Documents


Os sentidos da performatividade escolar fora dos muros da escola

Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima

Na última década, a pressão exercida sobre a escola pública para a produção de resultados tornouse uma constante da agenda política, arrastando consigo alterações significativas na reconfiguração organizacional e nas dinâmicas de escolarização. Reféns de múltiplos mecanismos de prestação de contas, alguns deles introduzidos de forma camuflada, as escolas e os agrupamentos de escolas veem-se coagidos a adotar ló...


Configurações da distinção escolar nos planos nacional e internacional

Torres, Leonor Lima; Quaresma, Maria Luísa

Publicado em "Entre a crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal", ISBN 978-989-8648-40-2; A escola pública vive, atualmente, imersa na tensão entre os seus propósitos democráticos e igualitários e as demandas de uma sociedade assente nos ideais do mérito e da seletividade. Num contexto de competitividade escolar e laboral e de crescente valorização da performance individual, as es...


Trayectorias y experiencias de excelencia en la escuela pública portuguesa

Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto

Partiendo de la necesidad de comprender el proceso de construcción de excelencia académica en la escuela pública, nuestra comunicación elige como principales objetivos el estudio de las trayectorias escolares y no escolares de los alumnos que integraron un cuadro de excelencia de una escuela secundaria del norte del país y su eventual relación con las dinámicas de distinción académica inscritas en el proyecto p...


Configurações da distinção escolar nos planos nacional e internacional

Torres, Leonor Lima; Quaresma, Maria Luísa

A escola pública vive, atualmente, imersa na tensão entre os seus propósitos democráticos e igualitários e as demandas de uma sociedade assente nos ideais do mérito e da seletividade. Num contexto de competitividade escolar e laboral e de crescente valorização da performance individual, as escolas públicas têm vindo a consagrar, nos seus projetos educativos, instrumentos e/ou momentos de consagração pública dos...


Apresentação [a] "Entre mais e melhor escola em democracia: inclusão e excelênc...

Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto

O capítulo contextualiza o tema e apresenta os vários capítulos do livro Entre mais e melhor escola em democracia. A inclusão e a excelência no sistema educativo português.; Trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto PTDC/IVC-PEC/4942/2012 do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd), intitulado Entre Mais e Me...


Cultura, liderança e resultados escolares: uma abordagem a partir das represent...

Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto

Grande parte dos estudos produzidos sobre a liderança escolar tem incidido na análise da relação entre os processos de liderança, a aprendizagem e o sucesso. Embora esta convergência de enfoque (liderança/sucesso) encubra abordagens teóricas, disciplinares e metodológicas muito diferenciadas, é evidente a presença de uma perspetiva unidirecional, mais focada nas políticas e nas práticas de liderança e menos na ...


School governance and academic excellence: The representations of distinguished...

Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima

Within a research project on «academic excellence in the state school», this paper is a contribution to the sociological reflection on the cultural and organisational characteristics of the school and its relationship with the academic success of students. The data we present stem from a case study underway at a secondary school in the north of Portugal, referring to the universe of students that since 2003 hav...


Escalando o pódio: a performatividade académica no ensino secundário

Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto

Discutimos neste texto o processo de construção da excelência académica na escola pública portuguesa a partir de uma análise ancorada em três escalas de observação: macro (políticas de regulação da educação); meso (efeito-estabelecimento, designadamente as dimensões da gestão e liderança); e micro (percursos escolares e não-escolares a partir de experiências juvenis). Por um lado, a abordagem incidirá sobre uma...


Os desempenhos académicos no ensino secundário: entre o centro e a periferia, e...

Palhares, José Augusto

Resultados de um inquérito por questionário a dois grupos de alunos (excelentes e não-excelentes) de quatro escolas portuguesas permitiram aceder às suas trajetórias e disposições, aos seus quotidianos pedagógicos e culturais. A análise dos dados revelou “ofícios de aluno” plurais, muito embora ancorados em radicais comuns ligados ao uso do tempo na escola e fora dela, na identificação de atividades não-escolar...


The meritocratic ideal in education systems: the mechanisms of academic distinc...

Torres, Leonor Lima; Quaresma, Maria Luísa

The state school lives immersed in the tension between democratic purposes and the ideals of merit and selectivity. In this context, state schools establish instruments of public praise for students who stand out academically or in other dimensions. We propose to map the rituals of academic distinction in Portuguese state schools and to discuss the widespread adoption of these mechanisms by secondary schools. H...

Report

Create a report with all publications from the project or scholarship in the current date for FCT scientific report.


Embed

Dynamically incorporate publications in your site (HTML)

								
<script type="text/javascript">
	<!--
	document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');

	document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2F5876-PPCDTI%2F132086&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
	-->
</script>