Project/scholarship details


  • Funder

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

  • Funder's country

    Portugal

  • Funding program

    5876-PPCDTI

  • Funding amount

    130,400.00 €

  • Start date

    2007-11-01

  • End date

    2010-10-31

Documents


Comparing health education approaches in textbooks of sixteen countries

Carvalho, Graça Simões de; Dantas, Catarina; Rauma, Anna-Liisa; Luzi, Daniela; Ruggieri, Roberta; Bogner, Franz; Geier, Christine; Caussidier, Claude

Classically, health education has provided mainly factual knowledge about diseases and their prevention. This educational approach is within the so called Biomedical Model (BM). It is based on pathologic (Pa), curative (Cu) and preventive (Pr) conceptions of health. In contrast, the Health Promotion (HP) approach of health education intends to improve health by promoting healthy habits (He) and by developing em...


Genética humana em manuais escolares de 14 países: análise do determinismo gené...

Silva, Carla; Ferreira, Cláudia; Carvalho, Graça Simões de

O presente estudo enquadra-se num projecto internacional mais vasto (Projecto Europeu FP6 STREP Biohead-Citizen; CIT2-CT2004-506015) em que um dos tópicos abordados é a “Genética Humana” nos manuais escolares dos países envolvidos neste projecto. O objectivo do presente trabalho é analisar, nas faixas etárias dos 14 aos 18 anos, se as temáticas “Determinismo genético” e “Anomalias genéticas” estão presentes ou ...


A abordagem da saúde nos programas de educação física ao longo do ensino básico...

Gonçalves, Emília; Carvalho, Graça Simões de

O Ministério da Educação elabora os programas, referindo as competências essenciais para cada ciclo de escolaridade para que haja, a nível nacional, uma equidade nos conteúdos a leccionar. Cabe ao docente examinar, interpretar e agir em concordância com eles, adaptando-os às condições da escola e recursos da comunidade, num projecto que vá ao encontro dos alunos. Este estudo visa analisar, numa perspectiva de e...


Álcool, tabaco e outras drogas : concepções de professores e alunos do ensino b...

Gonçalves, Artur; Rodrigues, Vitor; Carvalho, Graça Simões de

O propósito desta investigação foi de averiguar qual o quadro de orientação dos programas escolares sobre a toxicodependência, que evolução teve ao longo dos anos em Portugal, que representatividade têm os programas nos manuais escolares nacionais e compará-los aos de outros 15 países; que percepções têm os operacionalizadores (professores) e destinatários (alunos) destes instrumentos pedagógicos e que alteraçõ...


How genetic determinism and genetic diseases are presented in textbooks of 14 c...

Silva, Carla; Ferreira, Cláudia; Carvalho, Graça Simões de

The purpose of the present study was to analyse whether "Genetic Determinism" and "Genetic anomalies" are present in the textbooks of 14 countries and, being present, how these issues are addresses, for the age group of 14 to 18 years old. These countries are involved in the international project “Biohead-citzen”(European Project FP6 STREP Biohead-Citizen; CIT2-CT2004-506015) in which one of the topics is "Huma...


Health knowledge construction and pedagogical style in Finnish health education...

Kosonen, Anna-Liisa; Haapala, Irja; Kuurala, S.; Mielonen, Salla; Hänninen, O.; Carvalho, Graça Simões de

Purpose – The purpose of this study was to compare the construction of health knowledge in the Finnish National Curriculum and recent Finnish Health Education textbooks, at primary and secondary levels of education. We further examined the visual and textual content of the textbooks in an attempt to identify their pedagogical style and approach to health education. Design/methodology/approach – The study was pa...


Prevenção do álcool, tabaco e outras drogas em manuais escolares de 16 países: ...

Carvalho, Graça Simões de; Dantas, Catarina; Gonçalves, Artur

O consumo de substâncias psico-activas, sejam elas drogas lícitas ou ilícitas, constitui um problema socioeconómico que afecta as sociedades contemporâneas, tendo particular incidência nos jovens. O manual escolar constitui um instrumento didáctico que reflecte as políticas educacionais e os interesses da sociedade a que se destina. Neste estudo procedeu-se à análise comparativa da informação sobre o consumo e ...


Que relevância é dada à influência do ambiente na expressão das doenças genétic...

Silva, Carla; Ferreira, Cláudia; Carvalho, Graça Simões de

O ensino da genética tem vindo a ser centrado no paradigma do determinismo genético, em que grande ênfase é dada à função do genótipo sobre a produção das características fenotípicas. No presente estudo comparamos a abordagem da Genética Humana nos manuais do ensino básico e secundário de Portugal e de França (nas faixas etárias entre os 14-15 anos e os 17-18 anos) no que diz respeito ao tipo de doenças genétic...


Análise comparativa dos aspectos alimentares em manuais escolares de 16 países

Gonçalves, Artur; Jesus, António C.; Carvalho, Graça Simões de

“Com o garfo cavarás a tua sepultura”. Os estudos epidemiológicos e o quadro de doenças associadas aos aspectos alimentares e nutricionais confirmam na actualidade velho aforismo de Hipócrates (Robert,1980). Assim, a escola como elemento principal da homogeneização do saber e o manual escolar como instrumento didáctico que espelha as políticas educativas e os interesses da sociedade a que se destinam, tem um pa...


Transposição para o ensino de “questões vivas” de saúde : o exemplo da abordage...

Carvalho, Graça Simões de

A transposição didáctica externa (TD-E) refere-se aos processos intelectuais que influenciam a selecção dos conteúdos a ensinar, cabendo essencialmente aos políticos de educação e aos autores dos manuais essa função de TD-E. Sendo os saberes científicos universais, tendo como referência as mesmas publicações científicas, seria crível pensar-se que também os programas de ensino e os respectivos manuais escolares...

Report

Create a report with all publications from the project or scholarship in the current date for FCT scientific report.


Embed

Dynamically incorporate publications in your site (HTML)

								
<script type="text/javascript">
	<!--
	document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');

	document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2F5876-PPCDTI%2F65224&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
	-->
</script>