Project/scholarship details


  • Funder

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

  • Funder's country

    Portugal

  • Funding program

    5876-PPCDTI

  • Funding amount

    44,326.00 €

  • Start date

    2007-07-20

  • End date

    2011-04-19

Documents


Três mitos visuais de Braga: um ensaio em geografia cultural

Bandeira, Miguel Sopas de Melo

Trata-se de um ensaio em geografia cultural do espaço urbano, onde são fixados três mitos da cidade de Braga, neste caso, analisados a partir das referências visuais veiculadas pelos postais ilustrados. Este texto resulta ainda de um projecto apoiado pela FCT na área das ciências da comunicação; FCT/CECS/CICS/CITCEM


O postal e a modernidade: memória, imagem e técnica

Correia, Maria da Luz; Martins, Moisés de Lemos


Os postais ilustrados: para uma sócio-semiótica da imagem e do imaginário - Rel...

Martins, Moisés de Lemos

desenvolveram um papel relevante na história da vida social do século XIX em diante, constituíam objectivos do projecto os seguintes propósitos: 1) estudar a construção do imaginário popular; 2) construir o enquadramento de uma espécie de sócio-semiótica da imagem; 3) perceber como é que a tecnologia determina a nossa experiência do mundo e constrói a nossa identidade; 4) contribuir para uma teoria da imagem e ...


A arte postal – da iconografia de massas a uma estratégia de vanguarda

Pereira, Marlene

Meio hoje marginal, no quadro dos grandes meios de comunicação de massas, o postal ilustrado é uma forma tão original quanto legítima de narrar a história da arte moderna e contemporânea. Se, como afirma Willoughby, “o postal reflete a sociedade em que teve a sua origem” (1993, p. 88), e nesse mesmo sentido afirma também Eliot que “o produto de uma civilização é um emissário da sua cultura” (Eliot citado em Rog...


Morfologias urbanas e arquitetura da Exposição do Mundo Português (1940) desde ...

Bandeira, Miguel Sopas de Melo; Martins, Moisés de Lemos; Oliveira, Madalena

De novo o postal ilustrado, sempre omnipresente e de elevado potencial icónico. Artefacto de modernidade inalienável perante tudo aquilo que aspire a um rasgo de universalidade ou algo que contenha uma promessa de eternidade, como o foi para o caso da Exposição do Mundo Português na Lisboa de 1940. Daí que, e a partir dele, relevamos a expressão da arquitetura e do urbanismo como temas privilegiados que nos pro...


Os mundos de um postal

Martins, Moisés de Lemos

Poucos anos depois de aparecer, o postal ilustrado tornou-se objeto dessa comunidade sui generis que é a cartofilia. O grupo de colecionadores de cartões com remetente, que começou por ser maioritariamente feminino (Rogan, 2005), seria descrito por Tom Phillips, num tom caricatural, como um “amigável mundo cheio de personagens ora maiores ora menores do que a vida” (Phillips, 2000, p. 8). Segundo este investiga...


O imaginário lusófono na expressão dos postais ilustrados

Oliveira, Madalena

Apesar de não serem uma invenção moderna é à Modernidade que efetivamente pertencem os postais ilustrados. Emprestando à escrita epistolar um tom mais informal, os postais ilustrados significaram, grosso modo, a massificação da correspondência interpessoal, graças sobretudo às potencialidades da ilustração como recurso para veicular informações que a linguagem verbal tornaria inacessíveis à população analfabeta...


Os postais ilustrados na vida da comunidade

Martins, Moisés de Lemos

No imaginário coletivo, algo parece aproximar as representações do postal ilustrado e as visões do planeta-terra. Circulado pela primeira vez em 1869 na Áustria, o bilhete-postal seria, como o demonstram diversos historiadores, um dos principais pretextos para a fundação da União Postal Universal, em 1874, na Conferência de Berna, que pela primeira vez regula de modo uniforme a circulação de correio a nível mun...


Os postais ilustrados como ferramenta do Marketing e da promoção do turismo

Pessôa, Clarisse Alves Monteiro

Desde o seu aparecimento, e apesar do avanço tecnológico ocorrido nos meios de comunicação em geral, os postais ilustrados destacam-se como forma de comunicar e tiveram, sem dúvida, um papel importante na construção da história da comunicação. Com a evolução tecnológica tornou-se mais frequente a utilização dos cartões postais eletrónicos, mas isso não altera a natureza dos postais ilustrados, visto que aquilo ...


Os postais ilustrados e o contemporâneo

Martins, Moisés de Lemos

O postal ilustrado teve no início do século XX um forte impacto no sistema de correspondência, tendo funcionado inclusive como a atual chamada telefónica (Philips, 2000; Staff, 1966), ou como os mais recentes SMS e o correio eletrónico (Martins & Oliveira, 2011b, p. 3). Numa perspetiva igualmente histórica e estendendo esta leitura a instrumentos mais recentes de comunicação, podemos dizer que o postal é, també...

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