72770
PTDC/CCI/72770/2006
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Portugal
5876-PPCDTI
44,326.00 €
2007-07-20
2011-04-19
Trata-se de um ensaio em geografia cultural do espaço urbano, onde são fixados três mitos da cidade de Braga, neste caso, analisados a partir das referências visuais veiculadas pelos postais ilustrados. Este texto resulta ainda de um projecto apoiado pela FCT na área das ciências da comunicação; FCT/CECS/CICS/CITCEM
desenvolveram um papel relevante na história da vida social do século XIX em diante, constituíam objectivos do projecto os seguintes propósitos: 1) estudar a construção do imaginário popular; 2) construir o enquadramento de uma espécie de sócio-semiótica da imagem; 3) perceber como é que a tecnologia determina a nossa experiência do mundo e constrói a nossa identidade; 4) contribuir para uma teoria da imagem e ...
Meio hoje marginal, no quadro dos grandes meios de comunicação de massas, o postal ilustrado é uma forma tão original quanto legítima de narrar a história da arte moderna e contemporânea. Se, como afirma Willoughby, “o postal reflete a sociedade em que teve a sua origem” (1993, p. 88), e nesse mesmo sentido afirma também Eliot que “o produto de uma civilização é um emissário da sua cultura” (Eliot citado em Rog...
De novo o postal ilustrado, sempre omnipresente e de elevado potencial icónico. Artefacto de modernidade inalienável perante tudo aquilo que aspire a um rasgo de universalidade ou algo que contenha uma promessa de eternidade, como o foi para o caso da Exposição do Mundo Português na Lisboa de 1940. Daí que, e a partir dele, relevamos a expressão da arquitetura e do urbanismo como temas privilegiados que nos pro...
Poucos anos depois de aparecer, o postal ilustrado tornou-se objeto dessa comunidade sui generis que é a cartofilia. O grupo de colecionadores de cartões com remetente, que começou por ser maioritariamente feminino (Rogan, 2005), seria descrito por Tom Phillips, num tom caricatural, como um “amigável mundo cheio de personagens ora maiores ora menores do que a vida” (Phillips, 2000, p. 8). Segundo este investiga...
Apesar de não serem uma invenção moderna é à Modernidade que efetivamente pertencem os postais ilustrados. Emprestando à escrita epistolar um tom mais informal, os postais ilustrados significaram, grosso modo, a massificação da correspondência interpessoal, graças sobretudo às potencialidades da ilustração como recurso para veicular informações que a linguagem verbal tornaria inacessíveis à população analfabeta...
No imaginário coletivo, algo parece aproximar as representações do postal ilustrado e as visões do planeta-terra. Circulado pela primeira vez em 1869 na Áustria, o bilhete-postal seria, como o demonstram diversos historiadores, um dos principais pretextos para a fundação da União Postal Universal, em 1874, na Conferência de Berna, que pela primeira vez regula de modo uniforme a circulação de correio a nível mun...
Desde o seu aparecimento, e apesar do avanço tecnológico ocorrido nos meios de comunicação em geral, os postais ilustrados destacam-se como forma de comunicar e tiveram, sem dúvida, um papel importante na construção da história da comunicação. Com a evolução tecnológica tornou-se mais frequente a utilização dos cartões postais eletrónicos, mas isso não altera a natureza dos postais ilustrados, visto que aquilo ...
O postal ilustrado teve no início do século XX um forte impacto no sistema de correspondência, tendo funcionado inclusive como a atual chamada telefónica (Philips, 2000; Staff, 1966), ou como os mais recentes SMS e o correio eletrónico (Martins & Oliveira, 2011b, p. 3). Numa perspetiva igualmente histórica e estendendo esta leitura a instrumentos mais recentes de comunicação, podemos dizer que o postal é, també...
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