Project/scholarship details


  • Funder

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

  • Funder's country

    Portugal

  • Funding program

    5876-PPCDTI

  • Funding amount

    129,745.00 €

  • Start date

    2010-04-01

  • End date

    2013-09-30

Documents


TCTML-i - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-informativo: ...

Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra Cristina Silva; Spinillo, Alina Galvão

O TCTML-i permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos informativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a avaliação da compreensão de textos informativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos informativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um...


TLP - Teste de Leitura de Palavras: manual técnico

Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Vale, Ana Paula; Chaves-Sousa, Séli; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias

O TLP permite avaliar a leitura de palavras e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico O TLP é aplicado individualmente em formato digital. Inclui 4 versões (uma para cada ano de escolaridade), cada uma delas composta por 30 itens (palavras). Critérios de seleção das palavras que integram o TLP: Extensão: curtas/longas Frequência (Escolex): frequentes/ pouco frequentes...


TCTMO-n - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral-narrativo: manual t...

Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias

O TCTMO-n permite avaliar o desempenho em compreensão de textos narrativos apresentados oralmente e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Os TCTMO-n são aplicados individualmente em formato digital. Existem 4 versões, uma para cada um dos anos de escolaridade. Cada uma das versões é constituída por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla). Níveis de co...


TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo

Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra Cristina Silva; Spinillo, Alina Galvão

O TCTML-n permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos narrativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a avaliação da compreensão de textos narrativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos narrativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um traba...


Battery of reading assessment: description and validity studies

Ribeiro, Iolanda da Silva; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Cadime, Irene Maria Dias; Sousa, Séli Chaves; Vale, Ana Paula

Publicado em "Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração", ISBN 978-972-8952-31-0; In this paper the Battery of Reading Assessment [Bateria de Avaliação da Leitura - BAL] is described and the results of the validity studies are presented. The BAL includes five tests organized into three areas of assessment: word reading; reading comprehension ...


Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano

Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias

versão usada na produção digital; O TCTMO-n-3 permite avaliar o desempenho em compreensão de textos narrativos apresentados oralmente em alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TCTMO-n-3 é aplicado individualmente em formato digital. É constituído por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla). Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e C...


Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano

Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias

versão usada na produção digital; O TCTMO-n-1 permite avaliar o desempenho em compreensão de textos narrativos apresentados oralmente em alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Os TCTMO-n são aplicados individualmente em formato digital. Existem 4 versões, uma para cada um dos anos de escolaridade. Cada uma das versões é constituída por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla). Níveis de c...


Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano

Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra Cristina Silva; Cadime, Irene Maria Dias

versão usada na produção digital; O TCTMO-i-4 permite avaliar o desempenho em compreensão de textos narrativos apresentados oralmente em alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TCTMO-i-4 é aplicado individualmente em formato digital. É constituído por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla). Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e C...


Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano

Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra Cristina Silva; Spinillo, Alina Galvão

O TCTML-n-2 permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos narrativos em alunos do 2º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TCTML-n-2 pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. É constituído por 27 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla. Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorgani...


TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo ...

Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene Maria Dias; Santos, Sandra Cristina Silva; Spinillo, Alina Galvão

O TCTML-n-3 permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos narrativos em alunos do 3º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TCTML-n-3 pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. É constituído por 27 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla. Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorgani...

Report

Create a report with all publications from the project or scholarship in the current date for FCT scientific report.


Embed

Dynamically incorporate publications in your site (HTML)

								
<script type="text/javascript">
	<!--
	document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');

	document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2F5876-PPCDTI%2F98592&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
	-->
</script>