98592
PTDC/PSI-PED/098592/2008
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Portugal
5876-PPCDTI
129,745.00 €
2010-04-01
2013-09-30
O TCTML-i permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos informativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a avaliação da compreensão de textos informativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos informativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um...
O TLP permite avaliar a leitura de palavras e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico O TLP é aplicado individualmente em formato digital. Inclui 4 versões (uma para cada ano de escolaridade), cada uma delas composta por 30 itens (palavras). Critérios de seleção das palavras que integram o TLP: Extensão: curtas/longas Frequência (Escolex): frequentes/ pouco frequentes...
O TCTMO-n permite avaliar o desempenho em compreensão de textos narrativos apresentados oralmente e a evolução nesta competência ao longo dos quatro anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Os TCTMO-n são aplicados individualmente em formato digital. Existem 4 versões, uma para cada um dos anos de escolaridade. Cada uma das versões é constituída por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla). Níveis de co...
O TCTML-n permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos narrativos e a evolução nesta competência ao longo dos três últimos anos do 1.º ciclo do Ensino Básico. Para a avaliação da compreensão de textos narrativos na modalidade de leitura foram construídos 4 textos narrativos. Os textos utilizados são originais e foram elaborados expressamente para o desenvolvimento da BAL, através de um traba...
Publicado em "Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração", ISBN 978-972-8952-31-0; In this paper the Battery of Reading Assessment [Bateria de Avaliação da Leitura - BAL] is described and the results of the validity studies are presented. The BAL includes five tests organized into three areas of assessment: word reading; reading comprehension ...
versão usada na produção digital; O TCTMO-n-3 permite avaliar o desempenho em compreensão de textos narrativos apresentados oralmente em alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TCTMO-n-3 é aplicado individualmente em formato digital. É constituído por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla). Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e C...
versão usada na produção digital; O TCTMO-n-1 permite avaliar o desempenho em compreensão de textos narrativos apresentados oralmente em alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Os TCTMO-n são aplicados individualmente em formato digital. Existem 4 versões, uma para cada um dos anos de escolaridade. Cada uma das versões é constituída por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla). Níveis de c...
versão usada na produção digital; O TCTMO-i-4 permite avaliar o desempenho em compreensão de textos narrativos apresentados oralmente em alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TCTMO-i-4 é aplicado individualmente em formato digital. É constituído por 30 itens (perguntas com resposta de escolha múltipla). Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorganização e C...
O TCTML-n-2 permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos narrativos em alunos do 2º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TCTML-n-2 pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. É constituído por 27 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla. Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorgani...
O TCTML-n-3 permite avaliar o desempenho em compreensão da leitura de textos narrativos em alunos do 3º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. O TCTML-n-3 pode ser aplicado individualmente ou coletivamente em formato papel e lápis. É constituído por 27 itens. Cada item corresponde a uma pergunta com resposta de escolha múltipla. Níveis de compreensão avaliados: Compreensão Literal, Compreensão Inferencial, Reorgani...
<script type="text/javascript">
<!--
document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');
document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2F5876-PPCDTI%2F98592&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
-->
</script>