41888
POCTI/COM/41888/2001
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Portugal
POCI
55,000.00 €
2002-10-01
2006-10-01
Quando o The New York Times, um dos mais reputados jornais “de referência” a nível mundial, descobriu um conjunto de fraudes repetidamente cometidas – e publicadas – pelo seu jornalista Jayson Blair (nomeadamente plágios e mistura deliberada de informações verídicas com informações ficcionadas), gerou-se um intenso debate no campo jornalístico sobre os mecanismos de controlo de qualidade numa redacção: a sua ex...
In "Casos de Jornalismo". Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (no prelo).; Este artigo pretende clarificar os contornos de um caso que, entre 2002 e 2004, ocupou muito do tempo dos jornalistas e dos políticos ingleses, ultrapassando as fronteiras do Reino Unido. O debate girou em torno do rigor da informação, do relacionamento dos jornalistas com as fontes e das pressões...
Paper delivered to the Participatory Communication Research Section of the International Association for Media Communication Research (IAMCR) Conference, Porto Alegre (Brasil), 25-30 July 2004.; Portugal’s adherence to weblogs has experienced both an explosion and a shift in nature in 2003. Indeed, the year began with less than 200 registered weblogs and ended with more than 3000. The initial close knit communi...
"Colecção: Comunicação e sociedade - 12"; Neste texto, toma-se como campo de focagem e de análise a relação dos cidadãos com os media e os sinais de exercício da cidadania no contexto da comunicação mediatizada. As coordenadas de referência são os cinco anos compreendidos entre 2000 e 2004 e o espaço português, tendo igualmente presentes algumas tendências do panorama internacional. Em consonância com a metodol...
"Colecção: Comunicação e sociedade - 12"; (Excerto) Este volume, que integra a colecção Comunicação e Sociedade, é uma publicação do projecto Mediascópio - Estudo da Reconfiguração do Campo da Comunicação e dos Media em Portugal' e procura dar continuidade ao trabalho de registo e reflexão sobre os media iniciado com a obra a "A comunicação e os media em Portugal 1995-1999: cronologia e leitura de tendências". ...
"Colecção: Comunicação e sociedade - 12"; Passar em revista as notícias recolhidas dos media onde aparece o termo publicidade exige, à partida, uma distinção entre publicidade e actividade publicitária para disciplinar o olhar e iluminar a analise. E a partir de 1990 que estes dais conceitos, ate então indistintos, passam a ser diferenciados.
"Colecção: Comunicação e sociedade - 12"; O interesse em estudar os media, através dos discursos que estes produzem sobre os acontecimentos que ocorrem no seu campo, decorre, antes de mais do reconhecimento da importância do papel que desempenham enquanto "instâncias de memória": na qualidade de enunciadores da vida social (do presente); como enunciadores dos próprios media (metadiscursos mediáticos) e como fon...
"Colecção: Comunicação e sociedade - 12"; O ano 2000 chega em plena euforia na área dos media. Um pouco por todo o mundo os negócios de aquisições e crescimento dos grandes grupos sucedem-se e um novo ciclo que se ia desenhando no horizonte da propriedade atingiu o seu pico: a convergência, o movimento de aproximação entre os media e as telecomunicações. Em 2000, dão-se os grandes negócios a nível mundial (como...
"Colecção: Comunicação e sociedade - 12"; Os textos agrupados neste capítulo procuram dar conta dos principais desenvolvimentos que, no quinquénio 2000-2004, ocorreram nos subsectores da imprensa, radio e televisão, ao nível local e regional. Embora possamos abordar os media locais e regionais (MLR) a partir dos mesmos conceitos, lógicas ou ferramentas adoptadas para os estudar no âmbito nacional, uma opção met...
"Colecção: Comunicação e sociedade - 12"; Ao contrario do que sugere o samba de Chico Buarque, a dor da gente parece sair cada vez mais nos jornais. Quem diz nos jornais, diz certamente na Rádio e sobretudo na Televisão. Já em 1899, Gustave Moynier dizia que «as descrições dadas pelos jornalistas dos jornais diários põem, por assim dizer, os que agonizam nos campos de batalha debaixo dos olhos dos leitores [de ...
<script type="text/javascript">
<!--
document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');
document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2FPOCI%2F41888&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
-->
</script>