61114
POCI/ECM/61114/2004
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Portugal
POCI
80,000.00 €
2005-05-01
2008-06-30
A presente comunicação apresenta várias técnicas de instrumentação local para medição das deformações verticais e radiais de provetes triaxiais cilíndricos e prismáticos, relatando vantagens e inconvenientes das mesmas. Incluem-se nestas técnicas: LVDT (Linear Variable Differential Transformer), LDT (Local Deformation Transducers), efeito de Hall e transdutores piezoeléctricos. Apresentam-se resultados experime...
É apresentada uma revisão teórica de alguns trabalhos anteriormente desenvolvidos na definição das características de deformabilidade de solos sujeitos a carregamentos cíclicos. Em função destas características foram definidas análises paramétricas para o estudo da influência do nível de deformação cíclica do solo de fundação no comportamento de uma viaférrea de alta velocidade sujeita á passagem de um comboio ...
Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil - Área de Especialização em Projecto de Estruturas e Geotecnia; A compactação de geomateriais tem encontrado na filosofia de controlo por procedimento, uma alternativa garante do binómio economia qualidade da obra, tanto em fase de execução, como de serviço. Nesta linha, sobressai a investigação desenvolvida em França, cujos resultados derivaram num importante conheci...
Neste artigo descreve-se o processo de Data Mining, que visa a extracção automática de conhecimento a partir de dados em bruto, sobre o “Guia Francês de Terraplenagens Rodoviárias” (GTR), com vista à reprodução das condições de compactação neste definidas. Para tal, utilizou-se uma base de dados constituída sobretudo pelas “Tabelas de compactação” do GTR, considerando variáveis qualitativas (material, compactad...
No presente artigo estabelecem-se correlações entre módulos de deformabilidade determinados “in situ” num aterro experimental com recurso a diferentes tipos de ensaios. Estes ensaios integram os ensaios de controlo de compactação pontual, nomeadamente, o ensaio de carga estático com placa (ECP), o deflectómetro de impacto ligeiro (DIP) e o “Geogauge” (SSG) e ensaios de controlo de compactação em contínuo, com o...
Sociedade Portuguesa de Geotecnia, Universidade do Minho, Instituto Superior Técnico, LNEC, FCT-UNL, FCT, RAVE, REFER
One of the objectives of this work was the interpretation of results of plate loading tests following standards AFNOR NF P94-117-1 (plate of 600 mm) and DIN 18134 (plate of 300 mm) and the comparison between them, in order to develop a specification of this test to be used as a reference method in Portugal by REFER.; Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG); Universidade do Minho (UM); Universidade Técnica de Li...
O ensaio de carga estático com placa tem sido realizado nas mais diversas obras de engenharia, sobretudo segundo as normas AFNOR NF P94-117-1 e DIN 18134. Estas normas possuem diferenças no método de execução e de interpretação do ensaio, que se reflectem em diferenças nos módulos de deformabilidade finais obtidos. Atendendo à importância que este parâmetro assume no controlo de qualidade das camadas de aterro,...
O presente artigo descreve as acções empreendidas no âmbito de um projecto de investigação em Portugal para realizar a medição das vibrações geradas pelo tráfego de comboios, em particular os comboios de alta velocidade. Neste contexto estão em curso campanhas de medição de vibrações com recurso a acelerómetros na Linha do Norte, onde são instrumentadas secções com diferentes características geométricas e geoté...
Doctoral thesis in Civil Engineering; Important aspects that govern railway embankments, namely, high–speed railways are, on one hand, the strict requirements during construction (material quality, state parameters and mechanical properties limits) associated with generally relatively short construction time available and, on the other hand, the strict requirements on residual settlements concerning serviceabil...
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