Atualmente, a percentagem de pessoas que vivem sozinhas ou sofrem de solidão é muito grande. Este problema afeta essencialmente as pessoas com mais de 60 anos. A solidão tem associados maiores risco de depressão e a prevalência de várias doenças, de onde resulta um custo muito significativo em termos da economia. Com este projeto pretende-se desenvolver uma plataforma que permita suportar a gestão de atividades...
Purpose The purpose of this paper is to analyze the best way to create value in Portugal through quality and innovation and also to check what needs to be improved. Design/methodology/approach A questionnaire was applied to population of 152 companies, with the research and development (R&D) management certified by Portuguese Standard NP 4457. The final sample was 66 companies, which correspond to 45 percent of...
Objetivo: Perceber de que forma as organizações abordam a estratégia de pricing, mais especificamente no que concerne ao setor do turismo em Portugal, no que respeita ao marketing utilizado no turismo para portadores de necessidades especiais. Procura-se reunir e sistematizar alguns contributos teóricos em torno da gestão e discriminação de preços em contextos organizacionais (turísticos). Desenho/Metodologia/A...
Research suggests that emotions can greatly influence consumer decision making and behaviours. Notwithstanding, our understanding of the role of anticipated emo‐tions in what is an inherently complex deliberation process—that of consumer eth‐ics—is still quite limited. The present study thus aims to address this gap, in two key ways: first, by measuring the influence of positive and negative anticipated emotion...
Com o aumento demográfico, o consumo de vestuário torna-se exagerado, conduzido pela sociedade de consumo a uma saturação do mercado. Nos últimos anos a produção de produtos vestíveis ganhou ainda mais força devido não só à procura existente por parte do mercado, mas também aos avanços feitos na área, que vieram impulsionar uma maior capacidade de resposta a essa procura. A busca de novas aparências, técnicas, ...
A relação que existe entre os materiais e o design de produto possibilita ao designer materializar o produto que está a desenvolver, de forma a que esse deixe de ser apenas um esboço ou um objeto modelado e passe a ser realidade. Através de uma biblioteca de materiais, o designer poderá escolher e tomar as melhores decisões para o seu projeto, tendo em consideração o seu impacto ambiental e o seu ciclo de vida....
Os eventos populares existem em todo o mundo, e muitos deles têm a missão de preservar o património intangível e material de um país, região ou localidade específica, criando vínculos entre a população, incentivando o crescimento do turismo e da economia. Em Portugal, as romarias no Norte de Portugal não são exceção. As aldeias, vilas e cidades estão repletas de costumes, testemunhos e tradições que unem o sagr...
A escolha deste tema para apresentação da Dissertação de Mestrado que culmina esta etapa académica deve-se ao nosso interesse pela matéria do processo de inventário em geral, e em especial quando este processo visa a realização da partilha do casal na sequência de divórcio, separação, declaração de nulidade ou anulação do casamento. Este processo, que tem como pressupostos a existência de património comum do ca...
As carências sociais são um dos flagelos que atingem as sociedades, especialmente os grupos mais vulneráveis. Em Portugal, nos últimos anos, com o intuito de colmatar estas assimetrias, o Estado tem vindo a implementar políticas fiscais com finalidades sociais, educacionais, culturais, entre outras.Constata-se que, apesar de os impostos terem como principal finalidade a obtenção de receita para fazer face às ne...
Este trabalho assume como ponto de partida a exploração do uso de jogos digitais com interfaces tangíveis, usando tecnologia de Realidade Aumentada (RA) enquanto mediadores de aprendizagens. Pretende-se desenvolver um recurso educativo para motivar a aprendizagem do Pensamento Computacional (PC). Analisar se o uso de interfaces tangíveis RA num jogo digital pode ser um agente potenciador de aprendizagem. Contri...