No enfoque sociológico a relação escola-família é vista em função de determinantes quer sejam ambientais ou culturais. A relação entre a educação e a classe social mostra um certo conflito entre as finalidades socializadoras da escola (valores coletivos) e a educação familiar (valores individuais), ou seja, entre a organização da própria família com os objetivos da escola. Para este trabalho foram traçados obje...
O estudo realizado tem como principal objectivo conhecer o processo de avaliação das aprendizagens. Conjugaram-se então duas necessidades: conhecer a forma como é concebida e aplicada a avaliação no 2.º ciclo na óptica do professor e encontrar numa escola com a valência de 2.º ciclo um campo de trabalho para o presente estudo. Consideramos que a avaliação é um processo do qual depende o bom desempenho do aluno ...
Um dos principais objectivos deste estudo prende-se com a necessidade de investigar o impacto da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção nas crianças que frequentam o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, associado às dificuldades de aprendizagem que emergem no seu percurso académico. Aliado a este objectivo, surge outro, que pretende averiguar de que forma os professores de ambos os ciclos organizam o ...
Realizei este Relatório de Estágio Profissional no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Profissional I, II e III, referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo (2.º Ciclo de estudos segundo o Modelo de Bolonha). Este tem por intuito, por um lado, descrever as minhas observações e experiências durante o período de Prática Pedagógica Profissional e, por outro lado, compreender e sustentar essa...
É fundamental que os Educadores de Infância que exercem a sua actividade em contexto de Creche tenham consciência clara acerca do benefício que a promoção do livro infantil e as práticas de mediação de leitura poderão trazer às crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses. Com a finalidade de saber mais sobre os primeiros contactos da criança daquelas idades com a palavra, o ritmo e, em especial, c...
No âmbito da Unidade Curricular de Estágio Profissional I e II, foi-me solicitado que realizasse um Relatório de Estágio Profissional. Este está dividido em 5 capítulos: capítulo 1, Relatos diários; capítulo 2, Planificações; capítulo 3, Dispositivos de avaliação e capítulo 4, Reflexão final.
A elaboração deste Relatório de Estágio surge no âmbito de uma exigência da unidade curricular Estágio Profissional I e II. É um pré-requisito para a conclusão do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus. Nele apresento o trabalho elaborado com base na observação das aulas observadas durante o período de estágio, de 12 de outubro a 28 de junho. O Relatório de ...
Nos dias que correm, temos assistido a profundas mudanças que afectam o mundo e a sociedade o que exige, por parte das escolas e dos que nela intervêm, uma reflexão para responder aos novos desafios dessa mesma sociedade. A sociedade privilegia cada vez mais o conhecimento. A escola pode e deve ser um espaço de inovação, de experimentação e de novos métodos. É imperativo implementar mudanças necessárias e super...
O Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Profissional I, II e III, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico, iniciado a 12 de outubro de 2010, tendo terminado a 27 de janeiro de 2012. Refiro que o Relatório de Estágio Profissional é o último momento de avaliação para me habilitar a exercer a profissão que escolhi. Saliento também que todo...
Este trabalho de investigação pretende abordar a temática da leitura, tentando encontrar os factores que contribuem para o desenvolvimento desta competência e, através do estudo profundo do Método de Leitura João de Deus, desenvolver um projecto interactivo que efectivamente seja fomentador de boas práticas, visando o envolvimento de alunos, pais e professores, condição sem a qual julgamos difícil transpor a ba...