395 documents found, page 1 of 40

Sort by Issue Date

Três personagens trágicos da II Guerra Mundial tombam na paisagem

Dobal, Susana

A partir da análise de três filmes – Uma Vida Oculta (Terrence Malick, 2019), Ascensão (Larisa Shepitko, 1977) e Hiroshima Meu Amor (Alain Resnais, 1959) – o artigo investiga como o conceito do trágico tem implicações que ligam o cinema à história e como a noção de paisagem contribui para a construção do drama dos protagonistas. Apesar de produzidos em países e épocas diferentes, os três filmes estão ambientado...


O som na mise-en-scène do documentário brasileiro contemporâneo: Uma análise de...

Salama Martins, Raquel; Serafim, José Francisco

Este artigo pretende contribuir para os estudos da relação entre som e mise-en-scène no cinema documentário brasileiro contemporâneo. Com base na obra de Michel Chion, Murray Schafer e Daniel Deshays, bem como nas reflexões de Virginia Osorio Flôres sobre o lugar do som na mise-en-scène cinematográfica contemporânea, pretendemos investigar o som ambiente enquanto elemento de encenação na narrativa cinematográfi...


Um Cinema Nacional de Projecção Internacional: António Lopes Ribeiro nas década...

Ribeiro, Carla

António Lopes Ribeiro foi uma figura-chave do cinema português ao longo de mais de três décadas. Neste artigo, sigo o percurso do realizador desde meados dos anos 1920 até finais da II Guerra Mundial, apresentando e analisando os diversos projectos em que se envolveu com o intuito de criar um cinema nacional de projecção internacional. A chegada do sonoro fortaleceu este anseio. Para garantir a sustentabilidade...


La réprise du travail aux usines Wonder (1968): Um filme revolucionário?

Esteves, Leonardo

La reprise du travail aux usines Wonder (1968) é um curta-metragem rodado por estudantes do Institut des Hautes Études Cinématographiques de forma improvisada, revelando uma discussão na porta de uma fábrica durante as ocorrências do Maio de 68. O filme vai ganhar relevo nas páginas dos Cahiers du cinéma, sendo saudado por Jacques Rivette como o “único que é verdadeiramente revolucionário” entre os chamados “fi...


The Media Offsprings of the Romanian Revolution: A comparative analysis

Chapelan, Liri-Alienor

The Romanian revolution of December 1989 was a political event, a media event and a media-theoretical event. It provoked an impressive amount of speculation on the mere possibility of history under the new mediatic conditions, which reduced its images to a parade of symptoms of the ever-growing tendency of politics towards spectacularization and even self-annihilation. Instead of trying to develop a similarly e...


Apropriação da figura do revolucionário pelo grande capital: Uma análise de Mar...

Ramos, Jailson

Neste artigo, analisamos o filme Marighella (2019), uma cinebiografia do guerrilheiro comunista brasileiro Carlos Marighella (1911-1969), a fim de entender a representação do revolucionário, sabendo que a obra é um produto da O2 Filmes e da Globo Filmes, empresas de maior capital no campo cinematográfico brasileiro. Com base nas premissas de que as obras audiovisuais expressam visões de mundo específicas e que ...


“Primus inter pares: Fazendo os filmes ou distribuindo-os, éramos todos iguais”...

Algarra Navarro, Ana

O objetivo principal deste texto é dar um primeiro passo na análise das práticas e dos discursos do grupo catalão de produção de cinema militante, Cooperativa de Cinema Alternatiu (CCA), sempre dentro do seu contexto histórico e cinematográfico – a transição para a democracia no Estado espanhol dos anos 70 e 80, e o cinema militante –, colocando especial ênfase na conceção da produção cinematográfica como arma ...


Kidlat Tahimik’s “Third World Projector”: Revolution, subjetivity and voice in ...

Camacho Leal, Bruno

In this article, I discuss the importance of Why is Yellow the Middle of the Rainbow? (1994), made by Philippine director Kidlat Tahimik (n. 1942), in the context of documentary representations on film of revolutionary processes and post-colonial resistance in the Philippines. My work focuses on the two narrative lines that run through the dramatic structure of the film: one reporting to the last years of Ferdi...


Jacques Kebadian, From One Revolution to Another

Boyer, Cyrus; Brenez, Nicole

The career of filmmaker Jacques Kebadian (born April 20, 1940, in Paris) is striking for its loyalty to people, ideas and revolutionary ideals. In the 1960s, the author of Trotsky (1967) took part in several far-left groups, a filmmakers’ collective (ARC, Atelier de Recherche Cinématographique/Film Research Studio), and many, often clandestine, interventions. His work then shifted to accompanying internationali...


Pensar o Cinema Colonial Português

Ponte, Inês

Recensão de A Coleção Colonial da Cinemateca (2020), de Joana Pimentel (1953-2018), obra que reúne textos desta arquivista e investigadora da Cinemateca Portuguesa, centrando-se na coleção que formou e estudou durante mais de duas décadas.; Book review of The Colonial Collection of Cinemateca (2020), by Joana Pimentel (1953-2018), which brings together texts by this archivist and researcher of the Cinemateca Po...


395 Results

Queried text

Refine Results

Author





















Date













Document Type


Access rights


Resource


Subject