O alargamento conceptual do património tem sido acompanhado, nos últimos anos, por uma diversificação das formas de difusão patrimonial e de procedimentos metodológicos no âmbito educativo, ao nível formal – ligada aos currículos escolares e educação regulada –, não formal e até informal, aproveitando os contributos e horizontes abertos pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Nesta mesa-redonda dis...
Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes.; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 02/12/2020; Inclui referências: p. 94-102; Resumo: O presente estudo aborda a temática da Educação Ambiental no âmbito da Educação Infantil. Trata-se de um tema importante para a formaç...
O objetivo central desta comunicação é situar a sensorialidade e a educação sensorial na interface entre a educação ambiental, a educação artística e a educação social. Os sentidos (audição, visão, olfato, paladar e sentidos somáticos) são a principal interface entre os seres humanos e o seu ambiente, e, por isso, fundamentais na educação artística e na educação ambiental, nomeadamente no que se refere à observ...
Submitted by Rafaela Bispo (bispo.rafaela@ufba.br) on 2021-03-10T14:57:13Z No. of bitstreams: 1 A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.doc.pdf: 656087 bytes, checksum: cbe5873602f47bb800ef3e4c8c35069d (MD5); Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2021-03-11T15:56:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.doc.pdf: 656087 bytes, checksum: cbe5...
Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campo; O material didático da disciplina Educação Popular, Movimentos Sociais e Educação do Campo, foi organizado em quatro unidades, com suas respectivas subunidades. O material foi elaborado e pensado de acordo com o previsto na estrutura do curso de Licenciatura em Educação do Campo e com o intuito de proporcionar a todos e todas a identificação...
Universidade Federal de Sao Carlos; The pursuit for synergies between physical education and environmental education in elementary education stems from two main characteristics of contemporary life, namely the environmental crisis on the one hand, and the valorization of body culture, human movement, and ludic experiences in children development, on the other hand. The contemporary environmental crisis is subst...
Este artigo tem como objetivo desencadear uma reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil, considerando a educação inclusiva como um modelo educacional referendado por políticas públicas, no entanto ainda distante da realidade escolar. A reflexão é no sentido de pensar nas mudanças necessárias desde a educação infantil, por ser esta a primeira etapa da educação básica e período crítico no processo ...
Este estudo apresenta conceitos e definições que se relacionam à inclusão na Educação Infantil, apontando as percepções e os desafios evidenciados por professores que atuam nessa etapa da escolarização. A inclusão é um assunto de extrema importância nos dias atuais, tendo em vista o direito que toda pessoa tem à educação de qualidade. A Educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação básica, busca o...
Submitted by Simone Maisonave (simonemaisonave@hotmail.com) on 2020-07-22T19:46:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Educação_ fundamentos.pdf: 1775279 bytes, checksum: ba12fc10daf014e2c69e538dbb771574 (MD5); Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2020-07-24T23:57:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Educação_ fundamento...
Submitted by Patricia Silva de Oliveira (patricia.oliveira@ipea.gov.br) on 2017-04-12T18:15:25Z No. of bitstreams: 1 Qualidade_Eficiencia_e_Equidade_na_Educacao_Basica.pdf: 101764256 bytes, checksum: 3f96476adb1cfd3f599eaf9b1571879d (MD5); Approved for entry into archive by Marcel Monteiro (marcel.monteiro@ipea.gov.br) on 2017-04-12T18:59:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Qualidade_Eficiencia_e_Equidade_na_Educaca...