O artigo analisa a separação entre a história cultural e a história da educação. Examinando obras a partir dos anos de 1970, verifica a importância crescente da história cultural e a ausência quase completa de trabalhos relativos à história cultural da educação. Aborda questões disciplinares e institucionais, mas também historiográficas, que concorrem para a exclusão de determinadas disciplinas, como a história...
História da história de Amato Lusitano
O texto começa por tratar do uso anacrônico de palavras e idéias. Tal uso caracteriza-se por uma rigidez na interpretação da linguagem, que acaba por se fixar nos significados correntes na época em que se escreve a história. Essa reificação do discurso tende a desconsiderar as possíveis significações das palavras no período histórico, mais ou menos distanciado, que estudamos. As palavras podem repetir-se, mas s...
Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-12-02T13:59:45Z No. of bitstreams: 1 Luiz Adriano Lucena Aragao.pdf: 3949121 bytes, checksum: 806b9ab1b54c7b5df561e401d3c8041c (MD5); Made available in DSpace on 2019-12-02T13:59:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Adriano Lucena Aragao.pdf: 3949121 bytes, checksum: 806b9ab1b54c7b5df561e401d3c8041c (MD5) Previous issue date: 2019-07-03; In the 1980s there was a...
CATEGORIAS. HISTÓRIA DOS CONCEITOS, HISTÓRIA DAS IDEIAS, HISTÓRIA DOS DOGMAS JURÍDICOS CATEGORIES. CONCEPTUAL HISTORY, HISTORY OF IDEAS, HISTORY OF LEGAL DOCTRINE António Manuel Hespanha* RESUMO: O projeto de uma história de categorias, como linha metodológica específica, tem que lutar em três frentes. Por um lado, tem que lutar na frente da "história social", contra aqueles que pensam - certamente vacinados...
O presente trabalho tem como objetivo analisar o nexo existente entre tempo e processo na história, com o seu ensino. Para tanto, tomamos como objetos os modelos da periodização, os livros didáticos e as legislações que dizem respeito à regulamentação das edições dos mesmos. Em uma primeira parte, analisamos os modelos de periodização nas concepções teológica, positivista e materilaista históricas. As primeiras...
(parágrafo do artigo)Quinze anos passados já sobre as palavras de Braudel cuja sensibilidade acusava a tendência ao arquivamento da História. A morte da História, apontada por Lefebvre, seguir-se—ia à morte de Deus (Nietzsche), à morte do homem (Marx), à morte das ideologias, substituídas pela cientificidade tecnocrática. A História ter-se-ia obscurecido, deixando de ser o centro das preocupações, o nó dos conh...
Made available in DSpace on 2015-02-24T13:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014Bitstream added on 2015-02-24T14:07:21Z : No. of bitstreams: 1 ISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf: 25995 bytes, checksum: af9fa81b84db6c4efffa87659dd180da (MD5); Este artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de profe...
Este texto visa a elencar algumas questões para pensar a cidade e o urbano no campo dos estudos históricos, bem como indicar algumas das principais direções de pesquisa na historiografia brasileira recente.A primeira questão refere-se à delimitação de um campo de pesquisa entre a História da Cidade e a História Urbana. O que diferenciaria a História Urbana ou a História da cidade de outros campos da História, e...
Neste artigo visamos discutir possíveis impactos da escrita da História da Filosofia sobre a escrita da História da Educação, a partir da análise das concepções de história e de escrita da história presentes na obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Neste estudo Hegel é concebido como um autor que sintetizou e disseminou uma visão da história presente de forma dispersa e fragmentada na cultura historiográfica d...