Project/scholarship details


  • Funder

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

  • Funder's country

    Portugal

  • Funding program

    5876-PPCDTI

  • Funding amount

    63,177.00 €

  • Start date

    2007-10-01

  • End date

    2010-06-30

Documents


Atitudes e percepções discentes face à implementação de podcasts na Licenciatur...

Aguiar, Cristina; Carvalho, Ana Amélia; Carvalho, Carla Joana

O presente trabalho insere-se num projecto em curso na Universidade do Minho, que visa contribuir para a integração de podcasts no ensino universitário e conhecer as reacções dos alunos à sua implementação. Aqui se descreve o estudo conduzido no ano lectivo de 2007/ 2008, em duas unidades curriculares da Licenciatura em Biologia Aplicada, onde se pretendeu criar e utilizar podcasts em contexto pedagógico e simu...


Pedagogical potentialities of podcasts in learning : reactions from K-12 to uni...

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Cruz, Sónia; Moura, Adelina

This paper stresses the use of podcasts in learning, describing different types of podcasts in learning situations, namely knowledge content, instructions, and feedback to students’ assignments. Four studies are described involving students from 9th grade, 11th grade, undergraduates and graduates students. Each study deals with a different type of podcasts and we analysed learners’ acceptance or rejection. The ...


Podcasts no ensino superior em regime blended-learning : um estudo na Universid...

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Maciel, Romana

Neste texto apresenta-se uma breve caracterização sobre a utilização de podcasts no ensino superior e descrevem-se os estudos realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres (2007-2009), no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended-learning”, bem como as reacções dos alunos e dos professores à implementação desta ferramenta da Web 2.0 em contextos ped...


Podcasts no ensino : contributos para uma taxonomia

Carvalho, Ana Amélia Amorim

Os nossos alunos nasceram com a Internet, com os computadores pessoais, eles são a geração Net, os nativos digitais. Tratá-los como se fossem da geração do papel vai desmotivá-los. Com as ferramentas da Web 2.0, muitas delas gratuitas, é fácil interagir, criar, publicar e comentar, fomentando conexões entre pessoas e ideias. Neste artigo damos destaque aos podcasts e à sua integração no ensino, apresentando uma...


Criação de podcasts pelo professor (informar e motivar para leituras) : uma exp...

Oliveira, Lia Raquel

O texto apresenta uma experiência de produção de podcasts pelo professor, em duas unidades curriculares da área da Educação (licenciatura e mestrado) que funcionam em regime presencial. A intenção subjacente foi a de explorar as tecnologias associadas ao podcasting audio e analisar a receptividade dos estudantes a este tipo de podcasts. Foram criados dez podcasts: cinco com finalidade informativa e cinco com fi...


Taxonomia de Podcasts: da criação à utilização em contexto educativo

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Maciel, Romana

Este artigo apresenta a taxonomia de podcasts desenvolvida no âmbito do projecto “Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em regime blended- learning”. Os estudos realizados decorreram na Universidade do Minho, ao longo de três semestres, e envolveram 6 docentes, 479 alunos, 13 unidades curriculares de licenciatura e 7 de pós-graduação. A análise dos dados recolhidos fez-se com base nas dimensões prop...


Podcasts in higher education : students’ and lecturers’ perspectives

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Santos, Henrique Dinis dos; Oliveira, Lia Raquel; Marques, Aldina; Maciel, Romana

This paper reports the use of podcasts in blended-learning at the University of Minho, in Portugal. Six lecturers created their own podcasts with different purposes in order to support their undergraduate and graduate courses and their students’ (n=318) learning. The reported study belongs to a broader project about the impact of podcasts in blended-learning and it reports data from two semesters. Results give ...


Impact of podcasts in teachers education : from consumers to producers

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina

Podcasts are being used in higher education, particularly in blended-learning or in distance learning. Studies in different universities have reported its use with different purposes. The research described in this paper reports to a study conducted in Portugal in three courses, one of a teaching program of Biology and the other two of Educational Master programs. The students (n= 82) liked the podcasts and sho...


Podcasts na licenciatura em biologia aplicada: diversidade na tipologia e duração

Aguiar, Cristina; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Maciel, Romana

A facilidade em criar podcasts, aliada às enormes potencialidades que este tipo de tecnologia oferece, têm atraído os profissionais ligados ao ensino para a exploração progressiva desta ferramenta em diferentes contextos pedagógicos e com finalidades diversas. Na Universidade do Minho, decorre um projecto que visa auscultar a receptividade à utilização pedagógica de podcasts no ensino universitário, articulando...


Taxonomia de podcasts : da criação à utilização em contexto educativo

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Maciel, Romana

Este artigo apresenta a taxonomia de podcasts desenvolvida no âmbito do projecto "Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em blended-learning". Os estudos, realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres, envolveram 6 docentes e 479 alunos. Os podcasts mais usados são os informativos, que permitem diversas finalidades e foram produzidos pela maior parte dos autores participantes no estu...

Report

Create a report with all publications from the project or scholarship in the current date for FCT scientific report.


Embed

Dynamically incorporate publications in your site (HTML)

								
<script type="text/javascript">
	<!--
	document.write('<div id="rcaap-widget"></div>');

	document.write('<script type="text/javascript" src="https://www.rcaap.pt/snippet?resource=documents&project=FCT%2F5876-PPCDTI%2F70751&fields=id,titles,creators,issueDate,link,descriptions"></script>');
	-->
</script>